quarta-feira, 1 de julho de 2009

Solve et Coagula


Separe e Una.
Isso me faz lembrar a infância, quando passava férias com meus avós maternos no interior do Paraná. A vovó Laila era daquelas 'alimentadoras' de pessoas, reunindo filhos, genros e noras, netos e agregados em torno da mesa. A cozinha da casa dela era bem ampla, com um imponente fogão a lenha que tinha uma grande chapa e adornos cromados. Eu gostava de ficar por ali vendo a movimentação dela com a empregada, ouvindo as conversas, e beliscando umas aparas de carne que ela sempre tinha sobre a chapa quente. Eu catava o feijão ou o arroz - pra quem não sabe, catar é separar o grão cru bom de outros meio estragadinhos, durinhos tipo pedra - e depois ficava fazendo formas com os grãos bons reunidos, figura/fundo com a toalha da mesa.
Separe e una.
O momento é de balanço; o mês de julho é significativo pra mim porque é quando se completa 12 meses no tempo pós quimio - dessa vez vou comemorar 4 anos sem sinal do câncer. Ainda não fiz o raio-x mas o prognóstico é bom e, daqui pra frente, vai diminuindo cada vez mais a probabilidade de recidiva. Como ninguém é perfeito, vivo a expectativa, que só se dissipa depois que faço o exame e o laudo me alforria...até a próxima vez. Alcancei o intervalo de 6 meses entre as consultas de controle - já foram a cada 2 meses - e, dizem, pode-se chegar a até 1 ano de intervalo.
É importante deixar o tempo agir e aprender que a graça está em fazer o caminho, e não em chegar ao destino; é importante não cair na armadilha de querer controlar a vida, cuja principal propriedade é a fluidez.
Solve et coagula.
Eu me sinto bem.