quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Alquimia


O exame ficou pronto e está tudo ok.
Eu estou muito orgulhosa de mim mesma porque tenho a sensação de que estou fazendo as coisas do jeito certo.
Quando ouvi o diagnóstico de câncer no pulmão, na mesma hora me lembrei sobre a relação que a medicina chinesa faz entre partes do corpo e sentimentos. Não que eu conheça o assunto a fundo, mas sei que pulmão tem a ver com tristeza e melancolia, fígado tem a ver com raiva etc.
É uma tarefa bem complicada manter a alegria e o bom humor, principalmente pra gente que não tem vocação pra ser hiena. Parênteses: a hiena, coitada, entrou na história por causa daquela piada, onde no final o sujeito pergunta "- e ela ri de quê?". Pois é, mas eu vou levando.
Aprendi que sentir tristeza não é exatamente o problema; sou humana, me decepciono. Problema é deixar isso se alojar, fixar residência, já querendo virar latifundiário desse corpinho que não o pertence.
É uma questão de dose, a diferença entre veneno e remédio, e alquimia é uma arte.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Tum Tum - Bate Coração!


Quanto tempo!
Ontem fiz o raio-x do pulmão pra controle pós quimio. Eu já contei aqui que, como tudo vai indo bem comigo, eu posso alternar raio-x e tomografia. O médico que acompanha o exame na hora, tipo um plantonista, geralmente não gosta de dizer nada sobre a imagem antes do laudo definitivo. Eu entendo mas, tenho direitos como paciente e, peço com jeitinho, pra me adiantar se tem alguma alteração em relação ao exame anterior.
Ontem o médico que estava lá disse que está tudo igual. Ufa! Dá um alívio danado, baixa bastante a ansiedade, mas eu só acredito mesmo quando pego o resultado 'oficial'.
Alguém pode perguntar porquê eu peço pra saber antes... são contradições humanas, ou minhas, sei lá. Acho que tenho um estilo São Tomé. O laudo e a imagem ficam prontos na próxima terça-feira, quando vou comemorar.
Sempre comemoramos aqui em casa, e com comida japonesa que eu adoro. Durante o tratamento não podia comer coisas cruas, para evitar qualquer contratempo tipo intoxicação alimentar.
Comida japonesa então virou símbolo de liberação, de comemoração.
É assim que tem sido.