quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O Câncer me Fez Bem - Réveillon.


Hoje é o último dia do ano e eu ainda não retribuí os votos de feliz Natal e boas festas que recebi.
Desde que eu me rebelei contra o determinismo que o câncer carrega, me tornei crítica dos modos e costumes sociais, refletindo sobre como determinadas convenções (tratos/códigos) se tornam paradigmas. Eu me pergunto: e se ficasse combinado que o câncer é uma doença grave porém tratável? quantas pessoas teriam sobrevivido, se pensassem que a cura é possível?
Aí eu não consigo responder os votos de boas festas porque não quero me comportar como manada; não quero fazer parte da comercialização do Natal e nem quero a repetição mecânica de mensagens otimistas, entre pessoas que mal se olham o resto do ano.
Por outro lado, tantas pessoas queridas compartilharam comigo o cotidiano - queria mandar uma mensagem, uma palavra, que representasse meus sinceros sentimentos nessa época do ano que traz, quase impõe, simbolismo de confraternização e renovação.
Fiat Lux!
Minha amiga antiga, do tempo da USU, me mandou as lindas palavras que transcrevo abaixo. Muito obrigada Suzana! Você me salvou...

O TEMPO EM FATIAS
" Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente. Para você, desejo o sonho realizado. O amor esperado. A esperança renovada. Para você, desejo todas as cores desta vida. Todas as alegrias que puder sorrir, todas as músicas que puder emocionar. Para você neste novo ano, desejo que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família esteja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida. Gostaria de lhe desejar tantas coisas. Mas nada seria suficiente para repassar o que realmente desejo a você. Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto, rumo à sua felicidade! " *Carlos Drumonnd de Andrade*
Feliz 2010!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O Cancer me Fez Bem 2009


Não tem jeito. Essa época do ano sempre empurra a gente pra fazer balanço; das contas, das dividas e lucros, e da vida. Então v'ambora!
Mês que vem, janeiro, completam-se 5 anos que eu fui diagnosticada com câncer de plumão. E isso é uma marca.
Antes eu pensava que devia considerar o tempo a partir do fim do tratamento, quando comecei a fazer o controle, mas não. Desde o diagnóstico, se a doença não evoluiu, e no meu caso ela regrediu até sumir, o cronômetro foi disparado. 5 anos sem câncer - u hu! E porque o cancer me fez bem?
Porque eu tive a oportunidade de ter um encontro comigo mesma, e porque eu pude pensar sobre que tipo de vida eu quero ter. Eu me desfiz de um monte de tralha velha e inutil, e de algumas tristes recordações. Eu abri as janelas, tirei o pó e deixei o sol entrar. Não há remedio melhor pra câncer de pulmão, do que ar fresco.
E se eu precisei abrir mão de umas coisas, também resgatei outras que tinham estado esquecidas pelos cantos, e reorganizei meu acervo - as leituras, as praticas, as estórias da vida alheia e da minha também.
Tudo que eu acumulei de experiência pela vida afora, eu pus pra funcionar em busca da cura, e renovei minha escolha pela vida. Escolha pela vida - esse é o segredo.
O câncer foi um marco em todos os sentidos, e muita coisa aconteceu desde então. Eu adquiri a noção do perigo, sinto medo, mas me tornei mais destemida e sei o que é força; sei que tenho pessoas com quem contar, mas meu caminho é feito conforme é percorrido por mim; sofrer me ensinou sobre o outro; e os outros têm ensinado sobre mim .
(continua...).