quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O Câncer me Fez Bem - Réveillon.


Hoje é o último dia do ano e eu ainda não retribuí os votos de feliz Natal e boas festas que recebi.
Desde que eu me rebelei contra o determinismo que o câncer carrega, me tornei crítica dos modos e costumes sociais, refletindo sobre como determinadas convenções (tratos/códigos) se tornam paradigmas. Eu me pergunto: e se ficasse combinado que o câncer é uma doença grave porém tratável? quantas pessoas teriam sobrevivido, se pensassem que a cura é possível?
Aí eu não consigo responder os votos de boas festas porque não quero me comportar como manada; não quero fazer parte da comercialização do Natal e nem quero a repetição mecânica de mensagens otimistas, entre pessoas que mal se olham o resto do ano.
Por outro lado, tantas pessoas queridas compartilharam comigo o cotidiano - queria mandar uma mensagem, uma palavra, que representasse meus sinceros sentimentos nessa época do ano que traz, quase impõe, simbolismo de confraternização e renovação.
Fiat Lux!
Minha amiga antiga, do tempo da USU, me mandou as lindas palavras que transcrevo abaixo. Muito obrigada Suzana! Você me salvou...

O TEMPO EM FATIAS
" Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para adiante vai ser diferente. Para você, desejo o sonho realizado. O amor esperado. A esperança renovada. Para você, desejo todas as cores desta vida. Todas as alegrias que puder sorrir, todas as músicas que puder emocionar. Para você neste novo ano, desejo que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família esteja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida. Gostaria de lhe desejar tantas coisas. Mas nada seria suficiente para repassar o que realmente desejo a você. Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto, rumo à sua felicidade! " *Carlos Drumonnd de Andrade*
Feliz 2010!

5 comentários:

Unknown disse...

Virginia, super fantástico seu blog!!! Que vc continue assim escrevendo e nos proporcionando essa leitura bacana
Um grande abraço,
Cristina Coelho

Rosario disse...

Virginia adorei o texoto e a sua sinceridade. Feliz Fatias do Novo Ano.
abraços apertados! >:)

Unknown disse...

Virginia achei lindo o texto e muito verdadeiro. Desejo um 2010 pleno de ralizações. Até Fevereiro. Um beijo Dulce

Gizele Bakman disse...

Querida, o que seria de nos se nao fossem essas datas bregas que nos permitem parar no tempo e dizer coisas que sempre deveriamos ter tempo de dizer às pessoas que amamos, admiramos, queremos bem? Feliz 2010! Beijos, Gizele.

Unknown disse...

Te admiro demais amiga!!!Beijos