quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O Cancer me Fez Bem 2009


Não tem jeito. Essa época do ano sempre empurra a gente pra fazer balanço; das contas, das dividas e lucros, e da vida. Então v'ambora!
Mês que vem, janeiro, completam-se 5 anos que eu fui diagnosticada com câncer de plumão. E isso é uma marca.
Antes eu pensava que devia considerar o tempo a partir do fim do tratamento, quando comecei a fazer o controle, mas não. Desde o diagnóstico, se a doença não evoluiu, e no meu caso ela regrediu até sumir, o cronômetro foi disparado. 5 anos sem câncer - u hu! E porque o cancer me fez bem?
Porque eu tive a oportunidade de ter um encontro comigo mesma, e porque eu pude pensar sobre que tipo de vida eu quero ter. Eu me desfiz de um monte de tralha velha e inutil, e de algumas tristes recordações. Eu abri as janelas, tirei o pó e deixei o sol entrar. Não há remedio melhor pra câncer de pulmão, do que ar fresco.
E se eu precisei abrir mão de umas coisas, também resgatei outras que tinham estado esquecidas pelos cantos, e reorganizei meu acervo - as leituras, as praticas, as estórias da vida alheia e da minha também.
Tudo que eu acumulei de experiência pela vida afora, eu pus pra funcionar em busca da cura, e renovei minha escolha pela vida. Escolha pela vida - esse é o segredo.
O câncer foi um marco em todos os sentidos, e muita coisa aconteceu desde então. Eu adquiri a noção do perigo, sinto medo, mas me tornei mais destemida e sei o que é força; sei que tenho pessoas com quem contar, mas meu caminho é feito conforme é percorrido por mim; sofrer me ensinou sobre o outro; e os outros têm ensinado sobre mim .
(continua...).






2 comentários:

Alexandra disse...

Virgínia, fiquei emocionada ao ler seu blog - especialmente este post. Minha mãe também superou um câncer de pulmão e eu tenho um orgulho imenso dela (esse ano, se Deus quiser, vaifazer 5 anos!!). Vocês duas merecem o que há de melhor na vida. Poucas pessoas conseguem enxergar um mundo de cores por trás de uma doença tão obscura. E putz... essa frase sua "Não há remedio melhor pra câncer de pulmão, do que ar fresco." é a melhor. PARABÉNS. Muita vida pra você. Porque você ainda tem muito o que ensinar.
Um beijo,
Alexandra
alexandra.estela@gmail.com

Virginia Barbosa disse...

Obrigada, Alê, pelo carinho. Seu comentário me deu vontade de voltar a escrever. Sua mãe, com certeza, se beneficiou deste carinho, apoio e estímulo. Bj pra vcs duas.
Virginia