terça-feira, 26 de maio de 2009

O outro lado da moeda



Um dia, me avisaram que os portadores de cancer tinham a 'vantagem' de isenção de impostos e outros 'benefícios'. Como assim 'vantagem'? É possível se obter 'benefício' por estar doente? É de dar arrepios. As tais vantagens são pequenas compensações financeiras que o cidadão portador de mal crônico, incapacitante, adquire frente a moléstia.
Eu implico com a maneira como as palavras são usadas porque acredito que a realidade é construída por nós, a partir do enfoque que é dado aos acontecimentos. Acreditar que o cancer traz beneficios pode ser bastante arriscado quando o objetivo é se livrar dele.
Isso me faz pensar na representação que o cancer (e estar doente) tem para cada paciente, e sobre como ele se comporta a partir disso. Recomendo com veemência ter ajuda de um terapeuta, alguém que esteja qualificado a ouvir os sentimentos tão intensos que inundam o peito. É importante poder falar sobre o medo, sobre a morte, sobre rejeição ou exclusão (às vezes se confundem) sobre os planos, sobre a vida que ainda tem pela frente, não importa quanto tempo dure. Falar sem pudor, poder refletir sobre sua condição, externar preocupações, ter suas apreensões acolhidas.
Os familiares não são as pessoas mais indicadas porque eles também estão com medo, não sabem como agir ou o que dizer; repetem discursos de otimismo e sobre a necessidade de ter fé; eles também precisam de ajuda. E não adianta falar em dinheiro, porque existem muitos serviços acessíveis, inclusive gratuitos, destinados a isso.
Infelizmente ainda existe a ideia de que o cancer é uma espécie de castigo divino, uma provação que deve ser amargada solitariamente.
É uma pena! As pessoas gostam de ajudar se souberem como e se puderem fazer isso de acordo com sua possibilidade. São tantas tarefas, divida com seus próximos. Fazer supermercado, ir ao banco, preparar uma refeição, varrer a casa. Peça o que precisa, pense sobre o que cada um pode oferecer de melhor, seja grato por haver tratamento, faça voce mesmo o melhor que puder.
Existem alegrias apesar do tratamento: estar entre queridos; ir no almoço de Dia das Mães e, mesmo recostada no sofá, participar das conversas e dar umas risadas em familia; crianças correndo pela casa.
Minha amiga da vida toda me levou pra passear e tomar um café; fizemos um inventario da vida - foram muitos banhos de cachoeira nas Paineiras.
O medico cuida dos remedios e da doença. Voce cuida de si e da saude. Faça sua escolha e se responsabilize por isso.

Nenhum comentário: